quarta-feira, 14 de setembro de 2016

De que devemos renunciar a nós mesmos e imitar a Jesus Cristo. Levando a Cruz.

1-JESUS CRISTO. Filho, quanto mais conseguires sair de ti, tanto mais poderás chegar a mim. Assim como nada desejar de fora produz a paz interior, assim deixar-se internamente a si une a alma a Deus.Quero que aprendas a perfeita renúncia de ti na minha vontade, sem repugnância e sem queixa. Segue-me (Mat, IX,9);  eu sou o caminho, a verdade e a vida (João XIV,6).
Sem caminho não se anda; sem verdade não se conhece; sem vida não se vive. Eu sou o caminho que deves trilhar, a verdade que deves crer, a vida que deves esperar. Eu sou o caminho sem perigo, a verdade sem erro, a vida sem morte. Eu sou o caminho direito, a verdade suprema, a vida verdadeira, a vida bem aventurada, a vida incriada.
Se perseverares em meu caminho, conhecerás a verdade e a verdade te livrará (João VIII, 32) e alcançarás a vida eterna.

2-Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos (Mt XIX, 17). Se queres conhecer a verdade, crê em mim. Se queres ser perfeito, vende tudo. (Mt XIX, 21). Se queres ser meu discípulo, renuncia a ti mesmo. Se queres possuir a vida bem aventurada, despreza a vida presente. Se queres ser exaltado no céu, humilha-te neste mundo. Se queres reinar comigo, carrega a Cruz; só os servos da Cruz encontram o caminho da bem aventurança e da luz verdadeira.

3- ALMA FIEL. Senhor Jesus, estreito é o vosso caminho e pelo mundo desprezado; dai-me a graça de Vos imitar no desprezo do mundo. Não é o servo melhor que o seu senhor, sem o discípulo acima do mestre. (Mt X, 24).
Exercite-se o vosso servo em imitar a vossa vida; que nela está a salvação e a verdadeira santidade. Tudo o que fora dela leio ou ouço não me consola nem satisfaz plenamente.

4-JESUS CRISTO. Filho, pois que lestes e sabes todas essas coisas, bem aventurado serás se as puseres em prática (João XIII,7).
Quem conhece meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele (João XIV, 21) e o farei assentar-se comigo no reino de meu Pai.

5-ALMA FIEL. Senhor Jesus, faça-se em mim segundo a vossa palavra e a vossa promessa; dai-me que o mereça. Recebi e recebi de vossas mãos a cruz; levá-la- ei até a morte como me impusestes.  Em verdade, é a cruz a vida de um religioso, mas cruz que leva ao paraíso. Começado está o caminho; já não é permitido voltar atrás e nem convém deixá-lo.

6-Vamos, irmãos, marchemos juntos; conosco irá Jesus. Por Jesus abraçamos esta cruz, por Jesus perseveramos nela.  Será nosso exílio Ele que é nosso chefe e guia. Eia, à nossa frente vai o nosso Rei que combaterá por nós. Sigamo-lo com coragem; e nada nos aterrorize; prontos estejamos para morrer na guerra como bravos e não empanemos a nossa glória com o labéu de haver fugido da cruz.

(Imitação de Cristo, livro III, cap LVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário